Cronologia



CRONOLOGIA

16.fev.11  -   Um grupo de moradores, comerciantes, profissionais liberais, gestores de equipamentos públicos e outros da “Santana de baixo” constituem a “Associação Portal de Santana” (APSA) – que já nasce como membro da Rede Social Zona Norte, com o objetivo de trazer qualidade de vida e o desenvolvimento local a esta região que é a principal porta de entrada a Zona Norte paulistana, apesar de estar “esquecida” pelas autoridades públicas.


     Fotos da reunião da APSA de 13.jun.11


20.jul.11  -   Jorge Ifraim, conselheiro do CADESst (Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura da Paz da Subprefeitura Santana-Tucuruvi) – e membro da Associação Portal de Santana e da Rede Social Zona Norte, protocolou ofício endereçado ao subprefeito sob no. TID 7859210, solicitando que seja feito um concurso/estudo para arquitetos / urbanistas de um Projeto para uso das áreas sob os trilhos do METRO, no canteiro central da Av. Cruzeiro do Sul (entre estações Tietê e Carandiru do METRO).



xx.set.11 – Subprefeito de Santana –Tucuruvi (José Giannoni) e diretores da OSCIP Energia Vital vão até a sede do METRO para uma reunião com o seu Diretor Operacional, e propõem o gradeamento completo do canteiro central da avenida, alegando motivos de segurança (este fato somente viria a conhecimento um ano depois).


04.abr.12 -  Durante uma reunião da SABESP com lideranças comunitárias da Zona Norte, representante da Associação Energia Vital informa sobre o projeto do gradeamento da Av. Cruzeiro do Sul, dizendo que a OSCIP, o vereador Anibal de Freitas e o subprefeito José Giannoni “trabalham para o fechamento”.

11.jul.12 -  A Associação Energia Vital informa na reunião do CADESst sua intenção de gradear a área. O conselheiro Jorge Ifraim manifesta sua opinião contrária, dizendo ser uma ideia ruim (desqualificaria ainda mais a região, prejudicando o comércio e dificultando a vida dos cidadãos), feita da forma errada (sem consulta ou participação popular). E que isso iria dividir Santana no meio – criando uma imensa cicatriz no tecido urbano.

08.ago.12 -  Jorge Ifraim faz uma apresentação ao subprefeito José Giannoni e demais colegas conselheiros do CADESst sobre a Associação Portal de Santana – informando ser uma reunião dos atores sociais da “Santana de baixo”, unidos pelo objetivo de requalificar esta região, que é a principal “porta de entrada” da Zona Norte paulistana.  Entre as ideias do grupo, apresenta o “Corredor Verde” na Av. Cruzeiro do Sul, com ciclovia, pista de caminhada, equipamentos de ginástica, flores, iluminação que valorize os grafites do MAAU (Museu Aberto de Arte Urbana), câmeras de monitoramento, etc.

          

xx.ago.12 -  É assinado um Termo de Cooperação entre a Subprefeitura Santana-Tucuruvi, o METRO (que se limitaria a fornecer as grades) e a OSCIP Energia Vital (responsável pelo projeto, serviços e materiais para a obra). Este fato só veio a conhecimento público 2 meses depois.

05.set.12 -  A obra de gradeamento é iniciada, sem ao menos uma placa informativa.

06.set.12 – Jorge Ifraim procura os dois diretores da Energia Vital, expondo as preocupações e motivos pelos quais a comunidade local é contra o gradeamento – e apresentando a alternativa do Corredor Verde. Eduardo Begas, Diretor Técnico da OSCIP afirma ser “pessoalmente contra as grades”, elogia as sugestões da Associação Portal de Santana -  e se compromete a “ir tomar um café” para escutar um pouco mais (fato que não aconteceu).

12.set.12 – O subprefeito responde a um email de Jorge Ifraim. Começa dizendo “parabenizamos o Portal de Santana pela sua atuação em prol da região” e depois afirma que “a faixa sob a linha férrea pertence ao Metrô e é da sua competência designar o que fazer nessa área”. E que “a colocação de grades sob a linha obedece ao um princípio de segurança da Companhia do Metrô, não a nós, da SP, intervir exceto se afrontar a legislação municipal vigente, o que não é o caso”.

19.set.12 – Durante a reunião do “Plano de Bairro do Distrito de Santana” , realizada no café CARMEL by-the-Sea - que contou com a presença de representantes da FECOMERCIO, SENAC, Colégio Marillac/PUC, Associação Amigos de Santana e Vila Bianca, Associação Portal de Santana, urbanista e assessor do Presidente da Câmara Municipal, Associação Comercial – Distrital Norte, moradores e comerciantes,  é apresentado o Projeto do Corredor Verde. O grupo decide criar um blog e um abaixo-assinado contra o gradeamento e à favor do Corredor Verde (consensuado como a melhor solução). O subprefeito e seu chefe de gabinete, apesar de terem confirmado presença, não compareceram ao evento.

  

24.set.12 – O Jornal do SBT manhã às 7h03 entrevista ao vivo por 4 minutos Jorge Ifraim e mostra as obras se desenvolvendo. O âncora Rodolpho Gamberini afirma “é um absurdo o que estão fazendo”.


  
24.set.12 – Neste mesmo dia, apenas algumas horas depois (aproximadamente às 17h), Jorge Ifraim recebe uma viatura da PM, que alega ter recebido uma denúncia  de “confusão e brigas no local” (que se comprovam sem fundamento).  Seria uma pretensa “retaliação” de quem teve os interesses contrariados?

27.set.12 – O METRO divulga comunicado – através de sua Coordenadoria de Ação Cultural – informando que sua presidência recebeu um Ofício da PMSP explicando a necessidade  do gradeamento e informando que as obras seriam realizadas pela Prefeitura. E se isenta de quaisquer danos materiais ou de imagem que possam ser gerados à partir desta obra.


27.set.12 – No mesmo dia, a Assessoria de Imprensa do METRO divulga Nota dizendo que está realizando “obras de revitalização” na área.


27.set.12 – Segundo matéria do “Estadão” intitulada Atrás das grades”, a Prefeitura, por meio de sua Assessoria de Imprensa, negou ser a responsável pelas obras e atribuiu a sua autoria ao METRO.


01.out.12 – O Metro News publica matéria de 2 páginas sobre  assunto, em que o METRO afirma que apenas está fornecendo os gradis e que a obra está sendo feita pela Associação Energia Vital. 


03.out.12 – É criado o blog http://santanaviva.blogspot.com.br/ para dar transparência e compartilhar  informações – e também o abaixo-assinado http://www.peticaopublica.com.br/?pi=CV2012 (contra o gradeamento e à favor de um “Corredor Verde” com ciclovia.
 


04.out.12 – O Blog Zona Norte publica matéria “Santana está sendo dividida em 2” e uma série de 28 fotos sobre o tema na sua página no Facebook:


04.out.12 – O vice-governador Guilherme Afif Domingos publica a seguinte informação no Facebook:



04.out.12 – O presidente do METRO - Peter Walker Badram responde a mensagem enviada
pelo Movimento Santana VIVA, afirmando estar plenamente de acordo com a idéia do Corredor Verde com Ciclovia - e citando o modelo do projeto implantado na Av. Brás Leme. E solicita que seja feito o contato com o subprefeito.

05.out.12 – A obra é paralisada por volta das 15h por agentes vistores da subprefeitura “até a comprovação de propriedade e domínio” – auto de intimação à Companhia do Metropolitano de São Paulo  número 7419 é publicado no Diário Oficial do Município do dia 06.out.12 (pág. 12).





08.out.12 – O Estadão dedica página inteira ao assunto , com o título “Praças e espaços públicos abertos em São Paulo ganham grades e muretas” – e publica uma grande foto do local.



08.out.12 – A Associação Energia Vital divulga uma “Nota de Esclarecimento” – distribuída a toda imprensa da Zona Norte e pessoas e grupos estratégicos (como a Rede Social Zona Norte).  O termo “Jorge Ifraim” aparece nove vezes (e o texto tem apenas duas páginas). Trata-se de um conjunto de injúrias, difamações, ilações e ataques pessoais, com o objetivo de causar danos morais e desacreditar o Movimento Santana VIVA (que sempre manteve as discussões no campo das ideias e fatos).


10.out.12 – Atendendo a solicitação do Conselheiro Jorge Ifraim, a matéria é incluída na pauta de discussão da reunião do CADESst , presidida pelo subprefeito de Santana-Tucuruvi. É protocolado sob o número 60.52.00.060 um Ofício e Abaixo-assinado (então com 612 adesões),  endereçado   ao Subprefeito de Santana-Tucuruvi – José Giannoni (definido como ponto focal para as comunicações) , ao Presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo - Peter Berkely Bardram Walker, ao Secretário Adjunto da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) - Luiz Ricardo Santoro e ao Secretário da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) – Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho , solicitando que seja implantado um “Corredor Verde” na Av. Cruzeiro do Sul.
A plenária decide que deverá ser constituído Grupo de Trabalho (GT) específico para se tratar o tema junto ao CADESst, com a participação dos diversos atores sociais envolvidos (moradores, comerciantes, Associação Portal de Santana, Rede Social Zona Norte, grafiteiros, ciclistas, OSCIP, imprensa, subprefeitura, SVMA, Secretaria Estadual de Cultura, METRO, etc.). 

coberturas da imprensa: 
·       ZNnaLinha  - “Grades na Av. Cruzeiro do Sul agitam a comunidade
·       Blog Zona Norte
ü  Site  - “Caso Cruzeiro do Sul: vence a cidadania!!!”
ü  Facebook (52 fotos)


14.out.12 – Folha de são Paulo publica matéria de 2 páginas  na Revista saopaulo (encartada na edição de domingo), com o título “Obra na ZN opõe moradores, é embargada e vira jogo de empurra”.

   
15.out.12 – Matéria fica o dia inteiro na primeira página do Portal UOL (imagens rotativas), gerando quase 800 acessos num só dia ao blog Santana VIVA.




15.out.12 – Jorge Ifraim envia email ao subprefeito, informando da matéria da Folha e sugerindo atores sociais e nomes para compor o GT. 


16.out.12 – Resposta do subprefeito: “Ficou claro na reportagem que as grades foram fornecidas pelo Metrô e o custo da operação estava a cargo da Energia Vital, não tendo o Município despendido qualquer quantia na obra.
Quanto ao GT para analisar o assunto, aguardarei ser convidado, pois, contrário do que você escreveu, não sou o responsável pela sua composição, uma vez que a obra não é da minha responsabilidade.”


23.out.12 – A Assessoria de Imprensa da Subprefeitura Santana-Tucuruvi divulga a seguinte Nota:


24.out.12 – O conselheiro do CADESst  Jorge Ifraim solicita ao Dr. Octacílio Alves Jr. – representante da Macro-Norte 2 no CADES Central, que leve a solicitação para que este assunto integre a pauta do dia deste conselho. Após exposições aos conselheiros feitas pelo Movimento Santana VIVA (Jorge Ifraim) e pela Energia Vital, fica deliberado que o CADESst deverá proceder à instalação do Grupo de Trabalho (GT) específico para esta questão. 

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.394410283963464.75447283.229102370494257





26.out.12 –  Matéria de capa do jornal Aut NEWS, que traz como subtítulo: “Gradeamento na Avenida Cruzeiro do Sul traz discussões e pouco entendimento entre órgãos públicos”.

  http://autnews.com.br/blog/2012/10/29/qual-a-solucao/



26.out.12 –Jorge Ifraim recebe mais uma vez  a “visita” da Polícia Militar em seu estabelecimento comercial,  que desta vez comparece com duas viaturas (14h52). O soldado Diogo (M09111) explica que a PM registrou às 14h24 uma denúncia  anônima de que haveria máquinas caça-níqueis no local – o que se comprova ser falso. A suspeita de que o ato corresponda a uma pretensa “retaliação” de quem teve os interesses contrariados com a interrupção do gradeamento se reforça.






05.nov.12 CADES Central informa Subprefeito de Santana-Tucuruvi da deliberação de constituição do GT.
07.nov.12  -  A Rede Social Zona Norte, que reúne mais de 200 entidades dos três setores, aprovou em sua reunião de 07.nov.12 o apoio integral ao projeto do Corredor Verde com Ciclovia


08.nov.12 O Jornal da Gazeta exibe a matéria “Prefeitura põe grades em lugares público “ (às 19h30)
.http://jornaldagazeta.tvgazeta.com.br/component/videoflow/?task=play&tmpl=component&layout=lightbox&id=8225

 
  




12.nov.12  O Secretario do CADESst informa que a reunião do dia 14 do Conselho, que deveria constituir o “Grupo de Trabalho de Requalificação da Av. Cruzeiro do Sul”, fica adiada para o dia 28.nov.12 (às 17h na subprefeitura Santana-Tucuruvi), em virtude de convocação do Prefeito para que o subprefeito participasse de encontro relativo ao Projeto SP2040 (Auditório do Ibirapuera) no mesmo horário.


28.nov.12 –  Mesmo com o Ofício recebido do CADES Central, o subprefeito de Santana-Tucuruvi  que presidia a reunião ordinária de novembro/2012 do CADESst informou que não instalará o Grupo de Trabalho de Revitalização da Av. Cruzeiro do Sul. Alegou que esta competência era da Secretaria Estadual de Cultura, que implantara no local o MAAU (Museu Aberto de Arte Urbana).
Mas a Secretaria Estadual de Cultura já informara através da imprensa que não tem responsabilidade sobre a área, por se tratar de uma via pública.



Ao final desta reunião o Sr. Jacob Bider, que além de Diretor da Oscip Energia Vital (responsável pelo gradeamento) também é vice-presidente do CONSEG da Água Fria, proferiu ameaças ao conselheiro Jorge Ifraim, afirmando : “VOCÊ VAI VER O QUE VAI ACONTECER COM VOCÊ. AGUARDE...”. Isto em alto e bom tom, que pode ser acompanhado pelos presentes.


12.dez.12 –  Foi publicado no Diário Oficial Cidade de São Paulo - Pag. 11, o Comunicado da Subprefeitura Santana-Tucuruvi formalizando sua retirada do "TERMO DE COOPERAÇÃO - AVENIDA CRUZEIRO DO SUL" - assinado em 23.ago.12 em conjunto com o METRO e a Oscip Energia Vital, alegando "razão de interesse público". Informa também que as outras partes já foram notificadas do fato.





02.jan.13 –  Assume a Subprefeitura Santana-Tucuruvi  o Eng. Roberto Cimino.


23.jan.13 –  O Movimento Santana Viva tem uma reunião de 1 hora com o novo subprefeito, ocasião em que apresentam a história desta mobilização da Sociedade Civil, e apresentam os dois ofícios protocolados nas gestões anteriores - Cel. Sérgio Teixeira e Cel. José Giannoni, em 20.jul.11  (TID 7859210) e em 10.out.12 (60.52.00.060 – apesar de protocolado, a subprefeitura não consegue localizar o número TID em seus registros... ). Descrevem também os problemas do distrito de Santana e mostram idéias para melhorar a qualidade de vida da região.





23.jan.13 –   Durante a reunião do CADESst, é entregue cópia do ofício protocolada neta data (TID 10165027) – tendo como anexos os dois anteriores (inclusive o Manifesto e o Abaixo-Assinado, então com 612 adesões),  solicitado que este fato conste na ata da reunião do conselho. Este documento pede  a imediata retirada das grades instaladas e do entulho – e se recupere as calçadas e o piso, para que a população volte a poder circular pelo local.
E que seja instalado no CADESst um Grupo de Trabalho para discutir a requalificação de todaesta área do da Santa de baixo, que denominamos Portal de Santana. Isto atende à resolução do CADES Central, comunicada à subprefeitura através do Ofício 109/SVMA/CADES – CADES/2013 de 05.nov.12.
Também formalizamos o convite ao subprefeito para participar ativamente das discussões do Plano de Bairro de Santana (iniciadas em 20.set.12),onde todas as demandas e ideias para o distrito são discutidas de forma democrática, participativa  integrada e horizontal.





XX.fev.13 -  Baseado no Ofício recebido, o subprefeito faz uma consulta formal à Coordenadoria das Subprefeituras (Secretário Chico Macena), solicitando autorização para intimar o METRO a retirar as grades (que acumulam lixo, moradores de rua e drogados, aumentando os problemas da região). Recebe a resposta positiva e envia Ofício ao METRO solicitando a imediata resolução do problema.


22.fev.13 -  O Movimento Santana VIVA realiza a segunda reunião sobre o Plano de Bairro de Santana


20.mar.13 – O tema da revitalização da área da Av. Cruzeiro do Sul é assunto de capa do Jornal AUT NEWS, que traz uma matéria de página inteira sobre o Pano de Bairro que está sendo desenvolvido pelo Movimento Santana VIVA. Um dos entrevistados é o vereador Police Neto, que reafirma seu apoio às iniciativas do grupo, destacando o Corredor Verde proposto (inclusive com a arte ilustrando a ideia).





29.mar.13 – Durante a madrugada da Sexta-feira Santa, o METRO retira as grades do local, mas continuam as muretas, o entulho, o lixo e as barracas dos moradores de rua.



04.abr.13 – O jornal "O Estado de São Paulo" publica matéria. O METRO afirma:  "A obra não foi realizada pelo Metrô e, portanto, a companhia não responde por sua continuidade. Detalhes deste projeto ou de outras alternativas para a revitalização do local devem ser consultados na Subprefeitura de Santana". Já o atual subprefeito diz: "Esta área é do Metrô. Que destinação eu vou dar para uma área que não é minha? Se estão jogando lixo em um lugar do Metrô, a meu ver quem tem de cuidar é o dono." O jornal classifica como "empurra=empurra". O vereador José Police Neto, que acompanha o processo, afirmou:  "Acredito que logo vai haver um entendimento. As grades não ajudavam em nada a segurança, e a criação de uma área verde, com ciclovias, vai atrair mais gente para o local e, portanto, trazer mais segurança. Vamos conversar com os órgãos para tentar uma definição rápida"

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,linha-azul-grades-de-canteiro-sao-retiradas-,1016732,0.htm




12.abr.13 – A subprefeitura envia trator, caminhão e funcionários para finalmente retirar o lixo e entulho da área.

 



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