A Sociedade Civil venceu a primeira batalha: na madrugada de
sexta-feira (29.mar.13) o METRO mandou retirar as grades que tantos problemas
estavam trazendo para a área da Avenida Cruzeiro do Sul. Mas sabemos se tratar
apenas da primeira batalha – a luta para requalificar a região continua...
Após a instalação das grades, que começou em 05 de setembro
de 2012, o canteiro central da avenida havia
se tornado um depósito de lixo e de entulho à céu aberto, e vários moradores de
rua tinham ali se instalado – aumentado a insegurança da região. Além do mais,
as grades desqualificavam ainda mais esta já sofrida região, impedindo a
circulação das pessoas e prejudicando a visibilidade e acesso ao comércio local.
Esta obra tinha como objetivo o “saneamento social”, ou
seja, retirar os moradores de rua que ficavam sob o elevado do Metro, evitando
que as fogueiras que eventualmente faziam prejudicassem as estruturas do mesmo.
Esta solução ficou provada ser totalmente ineficiente.
Imediatamente os moradores, comerciantes e pessoas que
trabalham na região começaram a se mobilizar contra a mesma – uma idéia ruim executada
da forma errada, pois foi decidida e articulada em gabinetes sem a participação
ou conhecimento da sociedade civil.
Na reunião do Plano de Bairro de Santana de 20.set.12, que
contou com a presença de vários atores sociais importantes da região (mais
detalhes em http://portaldesantana.blogspot.com.br/2012/10/plano-de-bairro-do-distrito-de-santana.html)
o grupo decidiu lutar coletivamente contra este gradeamento, e em seu lugar
sugerir um CORREDOR VERDE com Ciclovia (nos moldes do existente na Av. Bras
Leme – hoje uma das mais bonitas da cidade).
Criamos um blog (http://santanaviva.blogspot.com.br/)
e um abaixo-assinado (http://www.peticaopublica.com.br/?pi=CV2012)
– que hoje já conta com a adesão de 1.163 pessoas, inclusive 7 vereadores. O
assunto foi tema de matéria de destaque
no Jornal do SBT Manhã (http://www.sbt.com.br/jornalismo/noticias/?c=24707&t=SP%3A+Populacao+pede+praca+em+obra+antimendigo+na+zona+norte) , página inteira no Estadão
(http://www.estadao.com.br/noticias/geral,pracas-e-espacos-publicos-abertos-de-sao-paulo-ganham-grades-e-muretas,942476,0.htm#), 2 páginas na Revista
sãopaulo da Folha de SP (http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/1167812-obra-na-zn-opoe-moradores-e-embargada-e-vira-jogo-de-empurra.shtml), reportagem do Jornal da Gazeta
(http://jornaldagazeta.tvgazeta.com.br/component/videoflow/?task=play&tmpl=component&layout=lightbox&id=8225 ) – além de objeto de vários veículos de imprensa locais.
Levamos
esta discussão a fóruns de governança pública, como o CADESst (Conselho Regional
de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura da Paz da Subprefeitura
de Santana-Tucuruvi) e o CADES Central (este uma instância deliberativa).
Protocolamos dois ofícios sobre o tema na subprefeitura local (o último em
23.jan.13 – registrado sob o número TID 10165027) e fomos recebidos pelo
subprefeito atual, Roberto Cimino.
Toda
esta bela página da história desta mobilização pode ser acompanhada em detalhes
no link http://santanaviva.blogspot.com.br/p/cronologia.html.
Finalmente
estas grades, que ameaçavam “rasgar” o tecido urbano, dividindo Santana em
duas, “trazendo para fora” simbolicamente as grades da antiga Casa de Detenção
do Carandiru, foram retiradas.
Precisamos agora continuar a mobilização para conquistarmos
o sonhado CORREDOR VERDE com Ciclovia, iluminação que valorize os grafites do
MAAU (Museu Aberto de Arte Urbana), pista de caminhada, paisagismo, áreas
verdes que ajudem a melhorar o micro-clima local e a mitigação das enchentes, câmeras
de segurança, espaços de convivência, etc. – fazendo com que a população se
aproprie de uma área de cerca de 18.000 m2, estrategicamente localizada a cerca
de 3 quilômetros da Marco Zero da cidade, bem no seu eixo Norte-Sul.
Com o ”Elo Norte”, prolongamento da Avenida Cruzeiro do Sul
até a Av. Eng. Caetano Álvares no Mandaqui, poderemos ter uma ciclovia de
aproximadamente seis quilômetros em cada sentido, fazendo a conexão como Centro
(Av. do Estado) e formando a “espinha-dorsal” da Malha Cicloviária regional,
com braços para a Casa Verde (Av. Bras Leme – já existente) e Vila Medeiros / Tucuruvi
(Av. Ataliba Leonel / Luis Dumont Villares – solicitada). Isso permitirá que a
bicicleta se transforme num modal importante de transporte saudável, econômico
e sustentável.
Queremos ver casais de idosos passeando de mãos dadas,
pessoas caminhando com seus cachorros, correndo, se exercitando, andando de
bicicleta, etc. – transformando a área num cartão-postal da região.
Uma vitória da Cidadania, quando a Sociedade Civil decidiu se
tornar protagonista do seu futuro.
Isso mostra que é possível tomarmos nas mãos a responsabilidade
de decidir o que é melhor para o “nosso pedaço”. E que com certeza ajudará a
atrair muita gente para a construção colaborativa que estamos fazendo do nosso
Plano de Bairro, influindo no Plano Diretor Regional da nossa subprefeitura e
no Plano Diretor Estratégico de São Paulo.
Um exemplo a ser seguido por todos os paulistanos.
Da Santana que amamos para a que MERECEMOS!
Parabéns. Essa ação do metrô é fruto da ação diligente do movimento Santana Viva, que trabalha com a idéia de um Plano de Bairro orientando essa revitalização da Cruzeiro de Sul, entre outras ações positivas para Santana. Como é a regra da vida: a luta continua!
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