Manifesto

"Todo poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido" 
frase dita por Sobral Pinto (1893-1991) no comício das Diretas Já,
 em 1984, que inspirou o Parágrafo Único do Art. 1o.da nossa Constituição de 1988


MANIFESTO CONTRA AS GRADES E 
À FAVOR DE UM CORREDOR VERDE NA AV. CRUZEIRO DO SUL

A Sociedade Civil da região de Santana, composta por moradores, trabalhadores, comerciantes, industriais e representantes  do setor público, e demais cidadãos paulistanos, solicitam a imediata paralisação do gradeamento do canteiro central da Av. Cruzeiro do Sul, e a implantação de um "Corredor Verde"entre as estações Tietê e Santana do METRO, com pista para caminhada, ciclovia, flores, paisagismo, iluminação adequada valorizando os Grafites, segurança, etc. - transformando o local em área de convívio e lazer e requalificando urbanisticamente a região (como ocorreu na Av. Brás Leme e Av. Eng. Caetano Álvares).

Por que NÃO QUEREMOS o gradeamento da Av. Cruzeiro do Sul (Santana - São Paulo - SP):


1. a obra em questão viola o constitucional direito de ir e vir dos cidadãos
2. "sequestrará" do uso público uma área de cerca de 18.000 m2 (se considerado o trecho Tietê-Santana)
3. vai desqualificar o comércio da Avenida Cruzeiro do Sul e da região, que ficará “escondido” pelas grades e terá o acesso de clientes tremendamente dificultado
4. possui clara finalidade de "saneamento social" (e não vai resolver o problema dos moradores de rua)
5. já está em curso há um mês e não tem sequer placa informativa (obrigatória por lei)
6. vai se tornar um "Muro da Vergonha" - separando da revitalização da área que já está em curso o Cingapura da Zaki Narchi (cerca de 7.000 pessoas) e a população do entorno - haverá trechos de mais de 300 metros contínuos de grades.
7. agravará em muito as tensões sociais (e consequentemente, a violência. as depredações e o lixo)
8. a Subprefeitura Santana-Tucuruvi, a Secretaria Municipal de Obras e o METRO atribuem um ao outro a iniciativa e a responsabilidade da mesma (basta ler as declarações oficiais)
9. vai prejudicar sobremaneira a visualização do recém-inaugurado "Museu Aberto de Arte Urbana” (MAAU) de Grafites, podendo comprometer as obras artísticas
10. de forma estranha, existe uma OSCIP de fora do município coordenando as obras e os pedreiros e se apresentando aos grandes comerciantes do entorno como "responsável" e “articuladora” desta ação
11. a obra já está em curso desde 04.set.12 e não possui sequer uma placa informativa (obrigatório por lei)
12. nos locais onde já existem as grades, o que se vê é roupas e pertences de moradores de rua, muito lixo, drogas, PETs, etc.
13. nem mesmo o asfalto está sendo retirado - vão jogar uma fina camada de terra por cima ( lembrando que a região costuma ter sérios problemas com enchentes e necessitaria ser permeabilizada)
14. as declarações oficiais dizem que a obra "foi solicitada por moradores e comerciantes da região" - como, se praticamente todos estão contra?
15. tudo isto constitui um cenário muito "nebuloso" - com jeito de "obra de fim de mandato" que atende a interesses outros que não os da população

Por que QUEREMOS um “Corredor Verde” entre as estações Tietê e Santana do METRO (podendo mesmo ser ampliado até a Av. do Estado):

1. uma pista de caminhada /corrida e equipamentos de ginástica trarão a população ao local, transformando-o em um espaço de lazer e convivência (basta ver o que aconteceu com os canteiros centrais da Av. Brás Leme e da Av. Eng. Caetano Álvares)
2. um paisagismo com flores ajudará a “requalificar urbanisticamente” a área, tradicionalmente esquecida pelas nossas autoridades públicas
3. a ciclovia será um importante incentivo ao uso da bicicleta como transporte e lazer, funcionando como parte de um eixo Norte-Sul, fazendo a interligação com pontos estratégicos como 3 estações do Metro (Santana, Carandiru e Tietê), o Parque da Juventude, o terminal rodoviário e a ciclo-faixa da Av. Ataliba Leonel (que funciona aos domingos) e arecém-inaugurada ciclovia da Av. Brás Leme
4. a estrutura elevada do METRO facilitará o uso da área, mesmo em dias de chuva
5. a retirada das grades anteriormente existentes disponibilizará dezenas de colunas para serem agregadas ao Museu de Grafites. aumentando significativamente o acervo do MAAU
6. a iluminação adequada valorizará as obras artísticas e contribuirá com a Segurança
7. como na Natureza, estagnação é Morte e Vida é movimento, interconexões e liberdade

POR UMA SANTANA VIVA!!!

Um comentário:

  1. É um absurdo. Nossa cidade já está entupida de grades e concretos. Temos agora a oportunidade de agregar um projeto que envolva arte e verde. Atualmente tenho motivo e orgulho de passar pela Cruzeiro do Sul para mostrar as obras expostas ao céu aberto. E Agora? Grades, correntes, lixos e mais abandono. A cidade já não é mais povoada e queremos contruir mais espaços isolados, como espaços "proibidos", intransitáveis e o pior feio pra caramba. Eita cidade burra, que não tem objetivo e não visualiza possibilidades de beleza, bem estar e utilidade para as suas obras.

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